Por que as pessoas compram em uma loja virtual?

Você já se perguntou porque as pessoas compram em uma loja virtual? Com o aumento significativo de pessoas que acessam a internet no Brasil, o aumento do comércio eletrônico acaba sendo uma consequência. Não é apenas o aumento da quantidade de pessoas com acesso à internet que acaba interferindo diretamente nos números do comércio eletrônico, mas também o fato das pessoas estarem cada vez mais confiantes em utilizarem as facilidades que a rede oferece, elas compram sim em lojas virtuais.

O comércio eletrônico sem dúvidas oferece um mar de vantagens para os empreendedores que estão querendo abrir um negócio de vendas diretas ao consumidor. Além dos custos relacionados ao investimento inicial que em alguns casos podem ser muito mais baixos do que os que são necessários ao abrir uma loja física, as vendas de determinados tipos de produtos conseguem ser ainda mais efetivas pela web.

Porém, é importante que os empreendedores também consigam entender e saibam mapear quais são os motivos que levam as pessoas a comprarem um determinado produto pela internet ao invés de seguirem o caminho tradicional e comprarem em lojas físicas. Este mapeamento é fundamental para que as pessoas consigam efetivamente criar estratégias que possam aumentar ainda mais a chance de vendas.

Confira alguns dos principais motivos que acabam levando as pessoas a comprarem em lojas virtuais.

Sortimento

As pessoas acabam encontrando na internet, em lojas virtuais o que elas não acharam nas lojas físicas.

Comodidade

O primeiro e mais importante motivo que leva as pessoas a comprarem ou, pelo menos, experimentarem pela primeira vez a compra de algum produto pela internet é a facilidade que a prática traz. Hoje em dia, como as pessoas acabam tendo internet nas suas casas, elas literalmente não precisam sair de casa para comprarem uma grande quantidade de itens.

Com poucos cliques, os consumidores conseguem comprar – mas não é só isso. Eles também conseguem ter acesso mais facilmente a uma série de pessoas que precedem o momento da compra, como é o caso da pesquisa de itens de uma determinada marca, comparação de preços e, até mesmo, a busca pela opinião das pessoas que já se utilizaram do serviço.

Preços

O segundo e importante motivo que leva as pessoas a comprarem pela internet é o preço praticado. Teoricamente, uma loja virtual nunca terá mais gastos fixos do que uma loja física de mesmo porte. Consequentemente, os produtos que acabam sendo vendidos nessa loja precisam ser mais baratos, já que esses custos precisam ser repassados para o consumidor. Portanto, a grande maioria dos consumidores espera encontrar um preço mais acessível nas lojas virtuais.

E vale a pena destacar o pagamento elástico que o comércio eletrônico oferece, parcelando praticamente tudo.

Além disso, as próprias lojas virtuais precisam enfrentar uma dura concorrência, uma vez que, com a pesquisa de preço facilitada, os consumidores podem facilmente decidir por comprarem em uma loja que ofereça algum desconto.

Atendimento

Um dos problemas que ainda são enfrentados pelas lojas virtuais está relacionado ao atendimento ao cliente. Também, essa pode ser uma grande oportunidade de conseguir se diferenciar em relação às outras lojas. Os clientes virtuais tendem a comprar mais nas lojas com as quais conseguem se comunicar de forma mais eficiente com seus clientes.

Lojas virtuais que conseguem manter canais de comunicação como o Facebook e, até mesmo, um chat direto tendem a conquistar mais a confiança dos consumidores.

Author: Ícaro Pinheiro
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